8 de set. de 2011

Em Brasília - FÓRUM Nacional de Gestores Municipais de Juventude

Na foto:
Sr. Paulo Malagutte, Assessor de Inclusão Social da Prefeitura Municipal de Botucatu e,
Sra. Severine Macedo, Secretária Nacional de Juventude - Governo Federal
O município de Botucatu esteve presente na 2ª Reunião do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude ocorrida em Brasília nos dias 05 e 06 de setembro. O objetivo principal deste Fórum, que tem caráter permanente, é a busca pelo fortalecimento das relações entre os municípios brasileiros que têm dentre suas ações iniciativas voltadas para a execução de políticas de juventude em articulação com os estados e a união.

O desafio principal apontado durante as reuniões foi a necessidade do reconhecimento da juventude, pelas prefeituras, como um segmento portador de direitos, protagonistas do seu desenvolvimento e peça fundamental para o desenvolvimento brasileiro. Temas também apresentados na construção da Conferencia Nacional da Juventude de 2011 a ser realizada em dezembro próximo.

Outro momento importante do Fórum foi a apresentação das estruturas já constituídas para este seguimento, como é o caso da Secretaria Nacional de Juventude, o Conselho Nacional de Juventude e a aprovação da PEC da Juventude, como espaços essenciais para a consolidação das Políticas de Juventude em todo o território nacional.

Ficou como deliberação do Fórum Nacional de Gestores Municipais de Juventude a necessidade da superação de desafios, sobretudo com vistas a harmonização da educação de qualidade e a materialização de iniciativas que promovam a boa colocação da juventude no mercado de trabalho. Estas foram identificadas como condições fundamentais na construção das políticas de inclusão da juventude e que certamente incidirão de forma positiva sobre os indicadores de desenvolvimento social do país nos próximos anos.

Observação: A Juventude brasileira (15 aos 29 anos) representa aproximadamente 20% da população brasileira (Fonte: IBGE)